Gold Plating é um termo bem conhecido para os profissionais da área de gerenciamento de projetos. Gold Plating vem do inglês e significa banhar a ouro ou trabalho supérfluo. O gerente ou equipe do projeto adiciona ao escopo do projeto novas funcionalidades ou entregas que não foram solicitadas pelo cliente visando ajudar ou impressionar o cliente, agindo como “adivinhos”.
O intuito de agradar o cliente pode ser bom, porém, é um erro gravíssimo cometer esse tipo de ação, pois além de fazer com que o projeto tenha um esforço adicional e um possível custo superior ao planejado, a qualidade pode ser comprometida.
O PMI (Project Management Institute) abomina essa prática e ressalta no PMBOK, na área de conhecimento do Escopo que o gerenciamento do escopo “inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso”. O controle e entendimento dessa disciplina é fundamental para que o trabalho supérfluo seja evitado.
Há diversas consequências do uso dessa prática, tais como desperdício de tempo pela perda de foco dos executores, risco de tornar-se um ponto adicional de falhas no sistema, insatisfação do cliente, aumento de custos e atrasos significativos no projeto.
Abaixo um vídeo que ilustra a insatisfação do cliente.
Dicas para se evitar o Gold plating pela equipe do projeto:
• Mostre à sua equipe o conceito do gold plating e suas possíveis consequências.
• Exponha o caminho correto para realizar as mudanças.
• Assegure-se de que as equipes saibam qual o objetivo do projeto e que haja consenso sobre o produto final.
• Evite projetos com escopo genérico e passível de má interpretação.
Evite o Gold plating e assegure a qualidade das entregas em seu projeto!
Excelente destaque do pessoal do PMO em Foco!
ResponderExcluirNem sempre quem atua em projetos sabe (ou se lembra) que GERENCIAMENTO DE ESCOPO significa garantir a adequada execução de tudo o que faz parte do trabalho aprovado, bem como GARANTIR QUE NÃO SERÁ EXECUTADO O QUE NÃO FAZ PARTE do trabalho aprovado.
Além da adequada formação da equipe neste conceito, é IMPORTANTE TAMBÉM mostrar ao cliente que ele mesmo pode estar assumindo riscos futuros ao "exigir" este tipo de "presente" ao longo do projeto.
Sucesso!