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As 10 principais habilidades necessárias e valorizadas ao gerenciar projetos

Postado por: Nilton Lopes - 5/28/2014

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A designação do gerente de projetos é uma das mais importantes decisões dos projetos. O gerente de projeto é responsável pelo resultado do projeto e cabe ao patrocinador está difícil escolha.

Elaboramos esse post para que você saia
na frente e saiba quais são as habilidades necessárias e requeridas em gerenciamento de projetos e garanta seu papel naquele tão desejado projeto.

O PMBOK afirma que para gerenciar um projeto de forma eficaz o gerente de projeto precisa ter as habilidades interpessoais a seguir: Liderança, Construção de equipe, motivação, comunicação, influência, tomada de decisões, consciência politica e cultural, ganho de confiança, gerenciamento de conflitos e coaching.

De acordo com o último Benchmarking em Gerenciamento de Projetos realizado com empresas do mundo inteiro, as habilidades mais valorizadas no momento são: 

1) Comunicação – 63,2%*
O gerente de projeto gasta aproximadamente 90% do seu tempo com a comunicação seja ela formal através de e-mail e atas de reunião ou informal em um cafezinho no meio da tarde ou uma simples orientação de como executar determinada tarefas.


    2)     Liderança – 51,8%*
O atributo essencial do gerente de projetos é a liderança, pois está ligada a gestão eficaz da equipe. John Maxwell menciona no seu livro as 21 irrefutáveis leis da liderança que "qualquer um pode conduzir o navio, mas é preciso um líder para estabelecer o rumo". As empresas estão valorizando cada vez mais os gerentes de projetos que possuem essa habilidade.

3) Negociação – 40,6%*
O gerente precisa ser apto a negociar com os especialistas técnicos, patrocinador, cliente, equipe e todos que estão diretamente envolvidos no projeto com o intuito de melhor gerenciar os recursos, prioridades, mudanças de escopo e responsabilidades de todos no projeto, dentre outros.

4) Conhecimento em gerenciamento de projetos - 33,8%*
O gerente de projetos precisa ser capaz de aplicar todo o conhecimento e boas práticas em gerenciamento de projetos, visando criar valor ao projeto e responder à concorrência e ao mercado.

5) Trabalho em equipe – 29%*
O gerente de projetos é responsável pelo desenvolvimento da equipe do projeto e ele precisa ter a habilidade de trabalhar em equipe heterogênea com especialistas de diferentes formações, o que gere mais conflitos entre a equipe e o gerente precisa ter a habilidade de gerenciar conflitos.

6) Capacidade de integrar partes – 28,1 %*

Habilidade relacionada com o trabalho em equipe, resolução de conflitos e negociação.

7) Gerenciamento de conflitos -26,6 %*
Os conflitos no ambiente de projeto são inevitáveis, uma vez que há pessoas com habilidades e expectativas diferentes trabalhando junto. O gerente de projetos deve atuar como um facilitador, eliminando os problemas e conflitos que surgem no decorrer de um projeto, pois caso os conflitos não forem gerenciados adequadamente, eles podem ser destrutíveis e prejudiciais ao desempenho do projeto.

8) Iniciativa – 23,9%*
O gerente de projetos precisa ter iniciativa para atuar com base nos dados de desempenho coletados e sem o receio de ser mal recebido pelas demais partes interessadas do projeto, ou seja, ter a capacidade de tomar iniciativa diante de situações assumindo responsabilidades na tomada de decisões com o objetivo de concretizar idéias.

9) Conhecimento técnico – 23,9%*
Algumas empresas consideram muito importante que o gerente de projetos tenha conhecimento técnico na área de atuação. Em minha opinião um gerente de projetos pode ter sucesso em projeto de outra área de atuação, basta ter o apoio de especialistas no assunto, sem necessariamente ele precisa ter conhecimento técnico do projeto como todo.  Casos não haja verba para especialista no projeto, o gerente do projeto precisa ter conhecimento técnico na área de atuação do projeto.

10) Organização – 16,1%*
A organização do gerente permite que ele identifique rapidamente onde estão os dados necessários para a tomada de decisão.

De modo geral, um gerente de projetos não se torna um bom profissional apenas pelas suas habilidades técnicas em sua área de atuação e gestão de projetos, é necessário desenvolver suas habilidades interpessoais.

Espero que tenha gostado da matéria!

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NOTA: * significa o percentual das organizações que elegeram as habilidades acima como importantes. Ex: 63% das empresas acreditam que a comunicação é a principal habilidade que o gerente de projetos deve ter.

FONTES:
- 21 irrefutáveis leis da liderança, uma receita comprovada para desenvolver o líder que existe em você - Maxwell, John C.
- Benchmarking em gerenciamento de projetos - PM Survey
- PMBOK Project Management Body of Knowledge - PMI

Autor do post: Nilton Lopes

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